Título para que? Sou eu...

Sou eu, exposto aqui.

Um bom tanto de mim quer explodir. Ao invés de permitir o desperdício dos meus espasmos de criação inútil, prefiro deixá-los por aqui, para quem quiser me conhecer. Também é uma forma excelente de tentar organizar um pouco meus pensamentos, tão confusos.

Será melhor ainda se vocês puderem me criticar, e muito: pois só assim cresço.

Conto, então, com a ajuda de todos.

Minha foto
Nome:
Local: Porto Alegre, RS, Brazil

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Seguindo no vazio

    É uma pena que às vezes nem pedidos sinceros, diretos e educados funcionem.

    Enfim, indo ao assunto: me deste pelo menos duas definições diferentes para uma 'pessoa vazia', e mais de um enfoque a cada uma dessas definições. Eu diria que fizeste isso porque não sabes direito do que estás falando, embora tenhas alguém para 'visualizar'. Ou seja: estás pensando em alguém e tentando descrever as características dessa pessoa, para ti, 'vazia'. Descrever características é muito diferente de definir.

    Fiquei me perguntando: a tal pessoa vazia é quem se encaixa nos dois conceitos que citaste? Ou só em um já é suficiente? O engraçado é que, pelo que notei, são elementos excludentes. By the way: adoro paradoxos.

    "pessoa vazia: aquela que faz de tudo para ser enquadrada em algum tipo de estereótipo". Essa é uma definição interessante. E é um velhíssimo clichê, também - aliás, infelizmente eles nunca saem de moda. Dessa tua frase, podemos inferir que é uma pessoa somente preocupada com o que os outros vão pensar dela. Ela não quer viver um estereótipo (o que, em muitos casos, pode ser até muito bom), mas somente ser enquadrada em algum. Ficamos assim: alguém somente preocupado na imagem a qual está passando aos outros, e como está sendo vista por estes. Cool.

    "aquela que por mais q alguém tenha tentado se aproximar, ajudar, enxergar algo além da "casca" torna todos os esforços inúteis". E esta agora? Por que isso é ser alguém vazio? Não pode, então, uma pessoa não querer que alguém se aproxime, sem ser vazio? E não pode (indo além da tua frase) não querer que ninguém se aproxime, sem ser vazio? Discordo de ti. Acho que pessoas muito ricas e extremamente complexas podem querer impedir que outras se aproximem. E o que citaste não me parece estar diretamente ligado com alguém 'vazio'. Pode ser alguém reservado, solitário. Alguém tímido. Ou alguém que, simplesmente, não quer ser ajudado - talvez até porque ache que não precisa. Por que isso é ser vazio? Estarias depreciando todas as suas qualidades?

    "Aquela q não fica feliz enquanto não leva pisada e ouve q no fundo ela não vale a pena". Essa é OUTRA definição, diferente da primeira (a segunda desconsiderei, e assim manterei, se não me mostrares o contrário). Não era quem queria ser enquadrado em algum estereótipo? As duas definições são necessariamente excludentes.

    Esta segunda também é uma definição possível, embora eu não concorde. Por que essa pessoa seria vazia? É possível nomear muitas características, algumas até depreciativas, para uma pessoa que se comporta dessa forma. Mas eu não usaria 'vazia' como um desses adjetivos. De novo: só porque uma pessoa está querendo ser 'pisada', ou querendo ouvir que ela não vale a pena, estás desconsiderando todas suas outras características? Estás tu desprezando todas as suas qualidades? Pelo que vejo, pode ser uma pessoa extremamente 'rica' (usando como antônimo de 'vazia'), mas que tem esse, digamos, defeito. Querer ser tratada assim joga todas as pessoas que assim se sentem em uma 'vala comum', de 'pessoas vazias'? Ao meu ver, seria no mínimo injusto. E uma visão um tanto superficial, também. Aliás, exatamente como comentei da primeira vez - falta de querer olhar o resto, o que mais há.

    "Sim, para enxergar o vazio é preciso olhar "com viés" para a pessoa. E alguém vazio faz de tudo para que seja assim". Aqui, retomas a primeira definição. No entanto, é um argumento um tanto cíclico: uma pessoa vazia é a que faz de tudo para que enxergues o vazio nela. Então alguém não-vazio, mas que quer ser vista como vazio, é vazio? Tirando o aposto: alguém não-vazio é vazio? Acho que não.

    Fazendo uma força, até posso entender o que quiseste dizer. Pessoa vazia é a que faz de tudo para ser enquadrada em um estereótipo e, assim, ser vista como alguém vazio. Legal. No entanto, algumas objeções:

    1 - uma pessoa que só se preocupe com aparência. Só. Nada mais nesse mundo importa. Mas ela não faz isso para ser enquadrada em algum esteriótipo, faz apenas para... ficar bonita! Nem que seja para ela mesma. E só. E acha que isso é a vida, em sua totalidade. Pelas tuas descrições, essa pessoa não é vazia. Estou certo?

    2 - basta para alguém ser vazio querer ser visto como tal? Na minha opinião, a pessoa fazer de tudo para ser vista com viés não te isenta da culpa de a estar vendo com viés. Então, se sou inteligente e culto, mas faço força para que me enquadrem no estereótipo de, digamos, 'atleta', sou vazio? Volto a repetir: até posso ter lá alguma característica a ser considerada como 'defeito', mas acho que 'vazio' é um pouco amplo demais para definir uma pessoa assim. Por eu querer ser visto em um estereótipo ao qual não pertenço, perco todas as minhas qualidades? Será que não é falta tua não estar vendo as verdadeiras qualidades (e defeitos) da pessoa, ainda que ela tente te mostrar algo diferente? Continuo achando que não há subterfúgio perfeito para o olhar atrávés dos olhos. E eu disse isso justamente pensando no caso dos que tentam impedir esse olhar (procuram o subterfúgio).

    3 - Enfocando o teu argumento sob uma óptca grega: se eu SOU inteligente, e faço de tudo para que os outros me vejam com esse viés, e me enquadrem no estereótipo a que realmente pertenço, isso é ser vazio? Na nossa cultura, á primeira vista, pode parecer: poderia se dizer que é viver considerando 'o que os outros pensam'. No entanto, ao refletir um pouco mais, não seria apenas uma busca ao justo reconhecimento? O bom funcionário que quer ser visto como bom funcionário, o bom marido que age em busca do reconhecimento da esposa, o atleta que quer ser visto como um atleta - são pessoas vazias? Ou buscam apenas que os outros lhes vejam como são (ainda que sejam estereotipadas)?

    Poderia ficar divagando mais sobre o que disseste, mas acho que não é por aí. Hora de abrir para o diálogo - também estou aqui para aprender. Então, aguardo comentários.